Fibra RH

Blog


Dicas para o recém formado em busca de emprego

Dicas e orientações para o recém formado que está procurando um emprego na área

- Faça um mapeamento de quais empresas voce gostaria de trabalhar
- Depois liste todas as empresas que comportam o seu currículo, aquelas que você tem conhecimento de que contratam profissionais que tenham a mesma formação que a sua.
- Pense se você conhece pessoas que trabalham nessas empresas (amigos, vizinhos, parentes) pessoas que possam te apresentar ao recrutador ou contratante.
- Use o Linkedin a seu favor, não apenas para procurar vagas abertas e divulgadas, mas para identificar pessoas que trabalham nessas empresas e poderiam lhe ajudar.
- Se prepare para as entrevistas. Treine com profissional ou até mesmo em casa com alguém da família, com amigo ou até mesmo com o espelho... mas treine!
- Pense em quais habilidades você tem que outras pessoas não tem. Mesmo que voce não tenha experiência profissional, existe habilidades que na própria faculdade você possa destacar... por exemplo é o caso das pessoas que atuam em projetos como organização da formatura... traga essas habilidades para o conceito da entrevista e evidencie comportamentos que você tem e que poderá trazer para empresa.
- O importante é saber que muitas empresas buscam comportamentos - atitude, energia, vontade de aprender, de pertencer - esses atributos podem fazer toda diferença no momento de conseguir um emprego.

 

Como mostrar que a empresa pode confiar em você para o cargo, mesmo sem experiência

- Antes de ir pra entrevista, pesquise sobre a empresa, pois quanto mais você souber sobre a cultura e os valores da empresa, maiores suas chances de evidenciar na entrevista que você é aderente a este perfil/cultura.
- A gente precisa se conhecer e pensar quais os nossos pontos fortes em relação àquela vaga, àquela empresa. Pois assim você evidencia tais pontos fortes durante sua entrevista
Trabalhe sua rede social a seu favor, a empresa precisa confiar em você, que o investimento valerá a pena, então cuide da sua imagem.

 

Qual a importância do estágio para o recém formado?

- O estágio certamente abre portas, pois você consegue iniciar na empresa já tendo passado por um ambiente de trabalho anterior, muitas vezes já entra jogando, diferente da pessoa que irá trabalhar pela primeira vez.
- Se você esta na faculdade e quer se diferenciar, opte por realizar estágio, mesmo que sem remuneração... seja voluntaáio, isso contribuirá e muito para uma recolocação mais rápida. Você pode ser efetivado na empresa em que realizou o estágio como pode enriquecer seu currículo e potencializar sua performance durante uma entrevista.
- Outro item importante que você deve fazer ainda no período da graduação é adquirir o conhecimento do pacote office, principalmente do Excel pois são requisitos básicos exigidos por todas as empresas e que se você tiver, você sai na frente, assim como o inglês, que hoje em Rio Preto vem sendo muito requisitado.
O estágio, certamente abre portas. Não significa que seja garantido que você estagiando terá um emprego após a graduação, mas a vivência do estágio possibilita até mesmo que sua entrevista de emprego seja mais rica, que você tenha mais conteúdo para se vender ao contratante.

 

Confira a reportagem que foi feita pelo SBTInterior onde nossa consultora Lígia Picoli dá dicas sobre o tema: