Boa comunicação e proatividade estão entre as características mais procuradas em candidatos que buscam recolocação no mercado de trabalho

Procurar por um emprego não é tarefa fácil. Normalmente são dezenas de candidatos disputando uma única vaga. Mas, como se destacar entre tantas pessoas? Quais características que os recrutadores mais valorizam em um candidato?

Segundo Ligia Pícoli Rodrigues, coach especialista em carreira e recolocação profissional, algumas características são técnicas e especificas de acordo com a vaga que estiver sendo oferecida. No entanto, outras características são valiosas para qualquer área e, portanto, valorizadas pelos recrutadores.

“As empresas focam muito no aspecto comportamental, porque entendem que a parte técnica é aprendida, enquanto o comportamental são valores recebidos desde a infância pela família, na escola e entre amigos, sendo muito difícil para a empresa mexer nisso”, explica a especialista.

Confira a seguir as 5 características que os recrutadores mais valorizam nos candidatos:

1. Capacidade de se comunicar e transmitir seu posicionamento

Saber ouvir, compreender, escrever e falar de forma eficaz sendo claro e objetivo é muito importante. Persuadir as pessoas a enxergarem o seu ponto de vista sem manipulá-las também é um fator determinante para ter mais sucesso, inclusive na hora se “vender” em uma entrevista de emprego

2. Facilidade em aprender

Demonstre ao recrutador a sua vontade e facilidade em aprender, mesmo que tenha de buscar conhecimento em cursos e treinamentos. Essa postura mostrará sua vontade de crescer pessoal e profissionalmente.

3. Resiliência

Durante a entrevista, o recrutador tende a fazer perguntas por competências, com o objetivo de entender como você age quando está trabalhando e, dessa maneira, prever como provavelmente será o seu comportamento se contratado.

Aproveite essas perguntas para explorar o quanto você sabe lidar com situações difíceis, já que no dia a dia nem sempre encontramos a melhor solução para o problema na primeira tentativa. Mostre sua capacidade de ser resiliente dando exemplos de situações que aconteceram em empregos anteriores.

4. Inteligência emocional

Cada vez mais, vemos as empresas buscando profissionais com equilíbrio emocional e que saibam receber críticas sem se desmotivar. Por isso, é preciso demonstrar que você consegue manter a calma sob pressão, sabe resolver conflitos e proporciona um ambiente prazeroso entre os colegas.

5. Proatividade

É o saber agir! É uma característica que pode ser desenvolvida, mas dependerá muito de sua iniciativa própria. O profissional proativo se antecipa aos acontecimentos, evitando problemas. Já o reativo age quando os problemas já aconteceram e, muitas vezes, não tem muito a ser feito. Foque em agir e não reagir.

Agora que você já sabe o caminho para se destacar na entrevista de emprego, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Clique aqui e confira as vagas de trabalho disponíveis hoje!