Pandemia altera recrutamento e seleção nas empresas.

Confira a entrevista na integra!

 

1)Como está a busca das empresas por profissionais neste momento, com o avanço na vacinação da população e com o fim das restrições para o funcionamento das empresas?

 

O mercado em nossa região está aquecido. Temos um grande número de vagas abertas e entendendo que uma das áreas mais afetadas pela pandemia (o comércio) está liberado para funcionamento, muitas vagas estão sendo abertas também no modelo presencial.

 

2)Atualmente, algum cargo ou função se destaca entre os mais procurados pelas empresas locais? Qual área pode ser considerada como a mais valorizada atualmente?

 

Na região de São José do Rio Preto, temos tido muitas ofertas na área de tecnologia e vagas relacionadas ao comercial (atendimento, vendas, cobrança, consultores)

Os profissionais de tecnologia sempre pleitearam trabalhar remotamente porém a grande maioria das empresas não cogitavam essa possibilidade. Com a pandemia, este cenário mudou completamente. Hoje é difícil vermos vagas para esta área que não seja para trabalho remoto.

Tem muito mais vagas abertas para tecnologia do que profissionais qualificados para preenchê-las. Com isso os candidatos acabam tendo maior chance de escolha até porque, trabalhando remotamente, passa a ser candidato a empresas em outras cidades, estados e até País.

Hoje vemos os Rh´s das empresas desenvolvendo estratégias de retenção e motivação dos colaboradores diferente de antes

Outras áreas bem solicitadas estão sendo; comercial, marketing, financeiro, Depto Pessoal, Fiscal e Contábil, estas por conta da nova legislação vigente.

Porém área corporativa de indústrias e serviços, seguem no modelo remoto ou hibrido.

 

 

3)Neste período, foi possível observar casos de profissionais interessados em mudar de área por conta da pandemia? Se sim, quais seriam os principais motivos?

 

Sim, na consultoria atendemos profissionais em processo de transição de carreira que trabalharam por muitos anos no mundo corporativo (por exemplo) e hoje buscam uma transição alinhada a seus propósitos e interesses de vida, mudando completamente sua trilha de carreira.

Neste pensamento de alinhar desejo pessoal com trabalho ideal a grande opção está sendo o empreendedorismo e a aquisição de franquias além do e-commerce e as redes sociais ser um forte aliado para esta transição.

Além de buscar atender a realização pessoal, querem maior liberdade, tempo de qualidade com a família / filhos, possibilidade de ganhos variáveis (sem teto salarial).

 

 

 

4) A pandemia influenciou de alguma maneira mudança no modo de recrutamento e seleção de talentos?

 

Sem dúvida sim. Os processos eram realizados presencialmente, com etapas de dinâmicas de grupo, avaliação psicológica, entrevistas presenciais e com a pandemia tudo mudou, desde o recebimento de currículos até o onboarding sendo feito digitalmente.

Hoje tudo acontece remotamente (entrevistas por plataforma digital “Google meet, zoom, teams, wattsapp, skype, etc), testes de português, matemática, idiomas, comportamental  “todos online” , etapas de vídeo com case “situação problema a ser resolvido e enviado por vídeo ou áudio”, e etapas de entrevista com requisitante, até ser aprovado e solicitado a documentação para admissão , sendo todas as fases online.

Até mesmo a fase de entrega de documentos para admissão mudou, não sendo necessário ser presencialmente, hoje são utilizados aplicativos/plataformas, que digitalizam e fazem todo o arquivamento da documentação digitalmente.

 

Confira materia no Diario da Região 

https://www.diariodaregiao.com.br/economia/riopretoeregiao/pandemia-altera-recrutamento-e-selec-o-nas-empresas-1.848904

 

 

Ligia Pícoli Rodrigues Lucas

Diretora e Especialista em Carreira e Recolocação na Fibra RH