Entrevista ao Diário da Região: Fuja desses cinco erros na hora de fazer um currículo


Este mês nossa Coach de Carreira Lígia Picoli concedeu ao Diário da Região uma entrevista falando sobre alguns erros que podem comprometer, e muito, o seu currículo, colocando em risco a sua candidatura. Confira abaixo a matéria completa:

Fuja desses cinco erros na hora de fazer um currículo Confira quais são os cinco erros mais comuns na hora de fazer um currículo Fazer um currículo requer dedicação e muita atenção.

Você pode até ter diversas competências e experiências profissionais invejáveis, mas o mercado de trabalho não ficará sabendo disso se essas informações não estiverem bem claras em seu currículo e no lugar certo.

O que para muitos é apenas um papel, é na verdade o seu cartão de visita; a primeira impressão que a empresa terá de você. Os recrutadores recebem centenas de currículos de candidatos sonhando com uma vaga de emprego. Então, é preciso estar atento a alguns detalhes para que seu currículo esteja entre os selecionados e não fique na fila ou vá direto para a lixeira. Com a ajuda da Coach de Carreira – Especialista em Recolocação Profissional, Ligia Pícoli Rodrigues Lucas, o Diário listou os cinco erros mais comuns encontrados em currículos. Fique atento para que o seu não esteja com alguns desses erros.

“O currículo deve despertar o interesse no entrevistador em querer agendar uma entrevista com o candidato. Quando este, comete erros, compromete as chances em ser chamado para uma entrevista e atingir mais rapidamente o objetivo de ser recolocado no mercado de trabalho”, explica. Veja os 5 erros mais comuns na hora de fazer um currículo:

1 – Falta de contato: Pode parecer mentira, mas não é! Muitos candidatos esquecem de colocar nos dados pessoais o telefone ou e-mail para contato. O currículo pode até ser exatamente o que o entrevistador está buscando, mas não consegue localizar o candidato.

2 – Currículo colorido: Na tentativa de destacar um conhecimento específico, alguns candidatos usam cores, fonte e até imagem. Porém um currículo deve ser discreto, de preferência cor preta, letras tradicionais como “Ariel / tamanho 12”.

3 – Falta de objetivo: Muitos candidatos esquecem de colocar no currículo o objetivo. Devemos pensar que o entrevistador pode ter centenas de currículos para analisar e a falta de um objetivo no início do currículo pode levá-lo a não dar a atenção necessária para o restante do conteúdo.

4 – Escrever as qualidades e não os resultados: Muitos candidatos comentem esse erro. No campo Qualificação Profissional colocam suas qualidades e não seus resultados obtidos em experiências anteriores. Neste campo o profissional deve destacar frases que apontem seus resultados atingidos, podendo destacar inclusive percentuais (exemplo: aumento de 25% no faturamento anual) e não destacar qualidades, como sou atencioso, simpático, fácil relacionamento, etc, essas qualidades devem ser analisadas pelo recrutador.

5 – Esquecer de revisar o currículo: Na hora de montar um currículo pode acontecer de ter alguns erros de português ou digitação. Muitas vezes a gente lê, mas não consegue identificar o erro. O ideal é pedir para um amigo ou parente rever o currículo, este consegue visualizar erros que não estamos vendo.