Novas oportunidades e profissões surgem em decorrência da pandemia , no entanto independente do momento vivido pelo País os profissionais de Finanças são essenciais para saúde e permanência das empresas.

São eles que neste momento acabam ficando em evidencia, equilibrando as contas para manter o “negocio” vivo.

No momento de retomada da economia “pós pandemia” este profissional também torna-se crucial para o crescimento sustentável da empresa.

Grande demanda também tem ocorrido com os consultores de investimentos, que são procurados para orientar seus clientes na tomada de decisão de como aplicar seus recursos , devendo conhecer muito bem de investimentos, mercados de capitais e financeiro, renda fixa, etc.
A mentoria ganha espaço nesta pandemia, acelerando o desenvolvimento das pessoas na empresa , revisando as estratégias frente aos desafios atuais.

Assim como outras áreas, o mercado financeiro passa pela transformação digital como é o caso das transações pelo PIX (novo meio de pagamento eletrônico) e os profissionais precisam acompanhar essas alterações tecnológicas e digitais.
A orientação é : mantenha-se competitivo no mercado de trabalho firmando um compromisso com o aprendizado continuo e isso engloba também o aprendizado digital.

Habilidades do profissional de finanças: Visão do negócio/ estratégica, Perfil Analítico, Números e Planilhas, Ética, colaboração, adaptabilidade, gestão de tempo.

Para os profissionais em transição de carreira, que buscam uma recolocação profissional, enquanto não houver um aquecimento da economia , dificilmente veremos um aquecimento nas faixas salariais, não temos vistos grandes salários e premiações agressivas, mas algo mais conservador ainda sim sendo atrativo.


Principais cargos da área de finanças procurados pelas empresa :

• Analista de Planejamento Financeiro
• Analista de Finanças
• Gerente de Auditoria e Compliance
• Gerente de Credito e Risco
• Controller
• Diretor Administrativo Financeiro
• Especialista em investimentos


Ligia Pícoli
Diretora - Fibra RH

 

Confira a matéria também em: https://www.diariodaregiao.com.br/se-es/classificados/empregos/2021/05/1232041-especialistas-em-cuidar-de-dinheiro.html